Estimulação Sensorial

Snoezelen (do Holandês) resulta da contração de SNUFFELEN = cheirar, com DOEZELEN = relaxar. O conceito de SNOEZELEN foi definido no fim dos anos setenta por dois terapeutas holandeses, Jan Hulsegge e Ad Verheul. Enquanto trabalhavam no De Hartenberg Institute, na Holanda, um centro para pessoas com défices mentais, os dois terapeutas perceberam respostas positivas que se conseguiam suscitar nos seus doentes, quando eram inseridos num ambiente sensorial que tinham preparado.


Assim, surge a Sala Snoezelen, que é "uma sala equipada com material para estimulação sensorial". É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados”. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer (Amcip 2009).


Através da Teoria da Integração Sensorial, o cérebro organiza as sensações do nosso corpo e ambiente e torna possível usar o corpo eficaz no ambiente, estando indicado em casos de Disfunção de Integração Sensorial, Atrasos de Desenvolvimento Psicomotor, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbação do Espetro do Autismo, e outras Perturbações do Desenvolvimento, Síndromes Genéticas e Congénitas e Perturbações do Comportamento.


Embora tenha sido como atividade específica para a deficiência mental profunda que a terapia em ambiente Snoezelen se desenvolveu, não se destina exclusivamente a este grupo de pessoas. Estende-se a um domínio muito mais vasto. O ambiente Snoezelen desperta particular interesse no domínio das demências e na psiquiatria (Hulsegge, 1989:13). Conseguiram-se resultados encorajadores com patologias degenerativas do idoso (Pinkney, 1999), como a Doença de Alzheimer; em pessoas com doença mental, e ainda naqueles com dor crónica; com comportamentos hiperactivos; com danos cerebrais e outras situações semelhantes.


Além disso, o ambiente Snoezelen está a ser muito apreciado pela população em geral, como antídoto ao stress. Actualmente o ambiente Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional. É também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo (Mertens, 2005).


MULTIPSIS disponibiliza desde o mês de Fevereiro de 2015, uma Sala com ambiente Snoezelen, ao público em Geral, através de um atendimento diário de Segunda a Sábado. Dispomos de Terapeutas Ocupacionais com Especialização em Estimulação Sensorial, e Psicólogos e Terapeutas da Fala Especializados no trabalho com crianças e jovens com Perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem.


Assim, de entre as várias indicações para uma criança usufruir de um ambiente Snoezelen, para realizar Terapia de Estimulação Sensorial, destacamos:
- Crianças mais pequenas (3-5 anos) que apresentem uma disfunção no seu processo de Desenvolvimento, tal como uma necessidade excessiva de Estímulos Sensoriais (o que leva a criança a estar constantemente a tocar, saltar, esbarrar, fazer barulhos ou levar tudo à boca...).
- Crianças ou jovens com sensibilidade exagerada a determinadas sensações, levando a reagir mal ou a evitar sensações a que é hipersensível: a criança pode por exemplo reagir mal ao toque ou a texturas como as tintas, areia, abraços, beijinhos, texturas de alimentos, entre outros...), pode ter medos de movimentos como dos baloiços, ou trepar, reagir mal a sons intensos, colocando as mãos nos ouvidos com choro, pode manifestar desconforto excessivo com as luzes, entre outros.
- Crianças ou jovens com sensibilidade diminuída aos estímulos, o que leva a criança a parecer desligada, sedentária, lenta e desorganizada a realizar as tarefas, descoordenada e /ou desajeitada. Pode apresentar fraqueza muscular e dificuldade em estabilizar o corpo durante o movimento, e dificuldade em manter a postura sentada ou de pé.
- Crianças que no seu dia a dia têm dificuldades em planear uma sequência de ações ou em realizar novas atividades motoras, em organizar tarefas ou brincar, a aprender a vestir-se, despir-se e comer (podem ser trapalhonas, sujar-se e não usar corretamente os talheres). Por norma, reagem com frustração e irritabilidade, ou têm dificuldade em acalmar-setendência para fazer birras e problemas de atenção e concentração relacionados.
- Crianças que se isolem, e não invistam na procura de interação social, não tenham necessidade de criação de elos de convivência com os seus pares, e por norma não realizem contato ocular....

Horário

Segunda
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Terça
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Quarta
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Quinta
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Sexta
13:30h às 19:30h
Sábado
9:00h às 13:00h
Domingo
Encerrado