Neuroterapia
A Neuroterapia, também chamada de neurofeedback e biofeedback eletroencefalograma (EEG), é um tratamento sem fármacos, que ajuda as pessoas a melhorar a função cerebral. É baseado na ideia de que podemos alterar conscientemente a maneira como o cérebro funciona, usando exibições em tempo real da atividade elétrica do cérebro, conhecidas como ondas cerebrais.
A Consulta de Neuroterapia visa promover um tratamento por intermédio de técnicas de neuromodelação, tais como o Neurofeedback e a estimulação elétrica transcraneana, em todas as situações que impliquem alterações do comportamento, promovendo-se, deste modo, planos de tratamento personalizados de:
- Neurofeedback
- Estimulação Elétrica Transcraneana (tDCS)
BENEFÍCIOS DA NEUROTERAPIA
Os benefícios que poderá experimentar com a Neuroterapia, dependem do protocolo de tratamento. Os benefícios comumente citados, em estudos independentes, incluem melhora da memória e da atenção, diminuição da impulsividade e ansiedade, melhor clareza mental e um sono mais repousante.
Mas existem várias vantagens da Neuroterapia que a diferenciam de outros tratamentos.
- É não invasivo. A Neuroterapia envolve apenas a colocação de elétrodos no couro cabeludo para monitorar a atividade cerebral. Os elétrodos apenas leem a atividade cerebral. Eles não transmitem nenhum tipo de sinal ao seu cérebro.
- Oferece efeitos de longa duração. Uma revisão dos estudos publicados em Psiquiatria infantil e do Adolescente Europeia, mostra que os efeitos da Neuroterapia podem persistir até um ano, após a cessação das sessões, especificamente entre crianças com PHDA. Como o cérebro aprendeu a funcionar com mais eficiência, continuará a fazê-lo.
- Não produz efeitos colaterais. Os medicamentos têm o potencial de causar efeitos colaterais que podem contribuir para o desafio já existente. A Neuroterapia, no entanto, não produz efeitos colaterais, pois não utiliza fármacos na sua aplicação.