Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, cujo objectivo é “avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em actividades seleccionadas consoante o objectivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respectivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.”

(Decreto – Lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro- art. 5º DRE)

 

Assim, a Terapia Ocupacional tem como principal objetivo ajudar a prevenir ou resolver problemas que dificultam ou impedem a pessoa, de qualquer faixa etária (0 a 99+), de realizar as atividades do dia-a-dia que lhe são significativas.

Ao pensarmos no desenvolvimento de uma criança, pensamos nas caraterísticas que lhe são inerentes e no ambiente onde essas caraterísticas têm oportunidade para atingirem o máximo do seu potencial. Uma criança necessita de um ambiente físico enriquecido, de um ambiente social responsivo (que corresponda às suas interações) e de oportunidades para que lhe seja possível dar respostas adaptativas, com sucesso, a esses mesmos ambientes.

A intervenção da terapia ocupacional consiste na utilização das ocupações como meio para habilitar ou reabilitar a pessoa com dificuldades, tornando-a o mais funcional, autónoma e independente possível, de acordo com as suas necessidades e interesses. Estas ocupações podem ser brincar, realizar atividades de vida diária, trabalhar, entre outras, nas quais, de alguma forma, a pessoa tem dificuldades para realizar e/ou participar.

Estudos indicam que a privação de diversos estímulos contribui significativamente para alterações no desenvolvimento, e que a promoção de ambientes ótimos proporciona maiores ganhos a nível funcional. Um maior conhecimento acerca do desenvolvimento dos sistemas sensoriais, do ambiente pré e pós-natal onde a criança se encontra oferece-nos maiores ferramentas de modo a ser possível realizarmos uma abordagem holística, nesta população. Assim, dispomos de uma sala de terapia ocupacional equipada com materiais lúdicos e pedagógicos, onde é possível proporcionar as bases e ambientes fundamentais para a criança poder aprender, socializar, relacionar-se com o cuidador e os pares e desenvolver competências de forma a funcionar de modo independente, havendo a promoção das várias áreas de ocupação, sendo a principal no caso das crianças, o brincar.
 

Dispomos de Atendimento Especializado em Terapia Ocupacional para crianças com idades de pré-escolar e escolar, adolescentes, adultos e idosos:


• Avaliação e Intervenção ao nível do Desenvolvimento Psicomotor do Recém-Nascido, do Bebé e da Criança.

• Avaliação e Intervenção da Motricidade Fina e Global

• Avaliação e Intervenção da funcionalidade junto de utentes com historial de lesão cerebral (AVC)

• Estimulação e Integração sensorial em Ambiente Snoezelen

• Outros.

Horário

Segunda
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Terça
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Quarta
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Quinta
9:00h às 12:00h
13:30h às 19:30h
Sexta
13:30h às 19:30h
Sábado
9:00h às 13:00h
Domingo
Encerrado